quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Ministério Público pede cassação do governador de Roraima

da Folha Online

O MPE (Ministério Público Eleitoral) recorreu ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pedindo a cassação do mandato do governador de Roraima, José de Anchieta Júnior (PSDB). José de Anchieta assumiu o governo de Roraima após a morte de Ottomar Pinto (PSDB), em 2007. Ele era vice de Ottomar.

No recurso, o MPE alega que o processo aberto inicialmente contra Ottomar deve ser transferido para José de Anchieta. O MPE alega que apesar de Ottomar ter morrido, Anchieta só conseguiu seu mandato "graças a supostas condutas ilícitas e ilegais praticadas na campanha. "É inconteste que ele deverá sofrer também os ônus dali advindos, ou seja, uma vez que obteve seu mandato de forma ilegal, impõe-se a sua cassação", sustenta.

O MPE acusa Ottomar de ter distribuído geladeiras e outros bens no Dia das Mães de 2006, o que configuraria crime eleitoral. O MPE também aponta para a distribuição de títulos de propriedade do Instituto de Terras de Roraima e do vale-solidariedade em dobro em ano eleitoral.

Outro lado

O secretário de Comunicação de Roraima, Rui Figueiredo, disse à Folha Online que Anchieta vai apresentar sua defesa ao TSE.

De acordo com Figueiredo, o governador entende que "não existe aquilo que o MPE alega e que os crimes apontados não foram praticados".

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Costa reúne o alto comando militar na GB

20 de outubro de 1968


O alto Comando Militar foi convocado, ontem, inesperadamente, pelo presidente Costa e Silva, para discutir, depois de amanhã, na Guanabara, "todas as implicações da atual crise política", devendo analisar também o episódio do pedido de suspensão dos direitos políticos de alguns parlamentares, as passeatas estudantis e os atos terroristas. A reunião do Alto Comando foi confirmada pelo secretário de Imprensa da Presidência da República, jornalista Heráclio Sales, mas tanto ele como outros porta-vozes governamentais se mantêm cautelosos sobre os objetivos da reunião militar. Os setores militares admitiram, ao mesmo tempo, que a inquietação no País se reflete nas Forças Armadas.

Padres de Crateús pregam igualdade

FORTALEZA (Especial para a Tribuna) - Os padres da Diocese de Crateús, na Zona Norte do estado, dirigida pelo bispo Antônio Fragoso, divulgaram ontem um manifesto denunciando o estado desesperador em que se encontram "os pobres e oprimidos", anunciando que se baterão para que "todos sejam iguais e tenham os mesmos direitos".

O manifesto em certo trecho diz que "nosso apoio e solidariedade nasce do nosso compromisso com os pobres e oprimidos. Somos uma Diocese que escolheu a libertação do homem como tarefa principal. Como filhos do mesmo pai, não podemos nos omitir diante da situação dos pobres e oprimidos que sofrem as injustiças dos mais ricos e mais fartos".

Brito condena cassação

PORTO ALEGRE (Sucursal) - Protestando contra a tentativa de cassação do mandato do deputado Márcio Moreira Alves (MDB-GB), o sr. Brito Velho (Arena-RS) é mais um dos representantes governistas que se coloca contra a decisão do governo, ao assinalar que "o presidente da República, para evitar o maior, concedeu o menor".

Para o deputado Brito Velho, o processo está mal fundamentado, quando invoca o Artigo 151 da Constituição, pois não crê que se possa destruir ou atentar contra a ordem democrática "com discursos de apenas cinco minutos, do contrário seria admitir que as Forças Armadas de tal forma enfraquecidas que possam ser atingidas por um pronunciamento que quase ninguém tomou conhecimento".

Vasco defende posto com Palmeiras invicto

O Vasco vai ter que jogar tudo o que sabe e o que não sabe para defender a liderança isolada do grupo B do Robertão, amanhã, contra o Palmeiras que tem como cartão de visita a sua invencibilidade de 21 jogos e é mesmo o único invicto do torneio.

Essa partida está programada para amanhã à tarde no Maracanã, mas para esta noite está marcado no "maior do Mundo" o clássico carioca entre Flamengo x Botafogo, que perdeu muito do seu interesse pela má colocação dos dois clubes. Bangu e Fluminense estarão jogando pelos estados, quando cinco outras partidas completarão esta rodada pelo Robertão.